Aqui vai um artigo para refletir sobre o "Opinando". Boa leitura.
A problemática da indisciplina escolar – O que está acontecendo com nossos alunos?
Se
a sala de aula fosse um campo de futebol, a indisciplina seria a bola
no clássico ‘alunos contra professores’. O mau comportamento dos
estudantes está entre as principais causas dos conflitos escolares,
dizem os professores. E, sob a perspectiva dos alunos, essa relação
também é vista como complicada. Em São Paulo, o descontentamento é ainda
maior em relação ao restante do País: apenas 37,6% dos alunos
paulistanos consideram que sua relação com o professor é “boa ou ótima”,
índice inferior à média nacional, de 45%, segundo um estudo da
Organização das Nações Unidas para a Educação (Unesco). “Indisciplina é
um sintoma de que algo não vai bem em sala de aula. O aluno quer dizer:
‘estou sendo obrigado a fazer algo que não me interessa”, diagnostica
Maria Regina Maluf, doutora em Psicologia da Educação e professora da
Pós Graduação em Psicologia da Educação na Pontifícia Universidade
Católica de São Paulo (PUC-SP). Para resgatar a atenção e restabelecer a
ordem em sala, um dos desafios é apresentar o conteúdo de forma
interessante, de forma que ele possa competir com o mar de informações à
disposição nas redes sociais e em outras ferramentas do dia a dia do
aluno. “O professor, hoje, tem de tornar o método mais interessante e se
colocar no papel desse aluno”, aponta Maria Ângela Barbato Carneiro,
coordenadora do Núcleo de Cultura, Estudos e Pesquisas do Brincar e da
Educação Infantil da PUC-SP. Isso significa que aulas muito teóricas,
distantes da realidade dos estudantes e formatadas para serem copiadas
da lousa, por exemplo, tornam-se enfadonhas para uma geração que já
nasceu em meio às tecnologias interativas.
O
levantamento da Unesco, denominado Cotidiano das escolas: entre
violências, levou em conta o depoimento de 500 alunos de ensino
fundamental e médio. Além de São Paulo, participaram da pesquisa três
capitais (Salvador, Belém, Porto Alegre), mais o Distrito Federal. O
panorama traçado pelo estudo reflete um cenário de 2006, mas os
conflitos dentro da sala de aula, garantem os especialistas, permanecem.
Mais recentes, outros dois estudos colocam a insubordinação no centro
dos problemas entre alunos e professores. Em um deles, feito pela
Fundação SM, com 3,5 mil docentes brasileiros, a indisciplina é apontada
como a situação mais difícil de se lidar em sala de aula. Outra
pesquisa, realizada pelo Ibope com base no relato de 500 professores do
País, revelou que para 69% deles a indisciplina e a falta de atenção são
os principais problemas escolares.
Mas,
se para os especialistas a falta de disciplina tem a ver com aulas que
não prendem a atenção do aluno, para os professores o problema está na
casa do estudante e não na metodologia de ensino. “A maioria, até 62%
dos docentes, ainda responsabiliza a família pela situação”, diz a
coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Moral (Gepem) da
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Luciene Regina Paulino
Tognetta, com base em vários estudos desenvolvidos por sua equipe sobre o
tema. ESTUDANTES - 37,6% dos alunos de SP consideram que sua relação
com o professor é “boa ou ótima”, índice inferior à média nacional,
(45%), diz estudo da Unesco. PROFESSORES - 69% dos docentes dizem que a
indisciplina e a falta de atenção são os principais problemas na sala de
aula, segundo pesquisa do Ibope.
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